Thursday, August 11, 2011

O último suspiro

Na manhã de neblina, duas pétalas caíram das mãos dela.
Sua vida se despedaçava como uma rosa. De uma maneira doída mas ainda assim, não perdera o seu brilho
Eram tantos os acontecimentos. Tristeza em demasia, euforia, em partes a felicidade, a saudade. Tudo era muito intenso e a deixava um pouco desnorteada.
Nada fora do comum. Ia sempre aos mesmos lugares, com as mesmas pessoas e fazer as mesmas coisas.
Um dia, como de costume, foi jogar cartas com sua avó que já era de idade. Para passar o tempo e afinal, a menina amava fazer aquilo com a vó.
Gostava das cartas do baralho. Um baralho importado, que sua avó havia conquistado em seus tempos de riqueza. As cartas eram pequenas e ficavam dentro dentro de uma caixa gasta pelo tempo.
As duas passavam horas e horas juntas. Ou inventando algo na cozinha ou jogando cartas. Ou as duas coisas. Enquanto o bolo de fubá assava, não perdiam tempo com as cartas.
O bolo sempre estava uma delícia, mas a avó sempre dizia que havia faltado algo. Ou havia açúcar demais, ou havia fermento de menos...
A menina achava graça  de suas respostas. Antes mesmo de a avó responder-lhe, em seus pensamentos as respostas já haviam se formado primeiro, porque sempre era a mesma coisa. Coisa que divertia em demasia a menina.
Tudo andava bem até que um dia a menina não chegou em casa.
Havia torcido o tornozelo na escola e então estava com a perna direita imóvel,  engessada até o joelho.
A avó da menina não era avó de sangue e morava com sua filha única, que era casada e tinha duas filhas. Mas sempre gostava de passar as férias e um pouco mais junto com as crianças.
A menina ficou uma semana de molho em casa e não saía do colo da avó. Era uma ligação fortíssima entre as duas. Um carinho puro e conservador.
O gesso foi arrancado e a menina já estava pronta para voltar à escola.
Uma semana depois, recebeu a notícia de sua mãe, de que a avó estava  no hospital, com um problema grave. Havia tido um AVC. No começo a menina não pode ir visitá-la no hospital. Os médicos disseram que tudo logo ficaria bem. Mentira. Era notável a situação.
Dias depois, a avó já estava em casa, então a menina fora visitá-la. Ao olhar seu semblante pode ver que não restaria muito tempo naquele mundo. A senhora passava mais tempo dormindo do que acordada.
A menina fez ficar ali, olhando-a enquanto ela dormia.
Horas depois, vieram as enfermeiras que trabalhavam na casa de sua filha única, para poder trocar a fralda e medicá-la. Ela estava acordada. A menina segurava sua mão e a senhora a olhara fixamente nos olhos e apertara sua mão com toda força que pode.
A garotinha pudera sentir que estava perdendo a avó.
Mas algo a surpreendeu. A senhora tirou debaixo do seu travesseiro a caixa velha onde as cartas de baralho ficavam e entregou-a na mão da menina.
Ela agora sabia que carregaria, guardaria e cuidaria daquilo até quando não pudesse mais.
Foi então quando a senhora de cabelos louros escuro bem escovados, unhas grandes, bem feitas e bem pintadas e com cheirinho de talco deu seu último suspiro.
A menina não se conteve. As lágrimas logo vieram.Os soluços que não paravam...
As mãos permaneciam trêmulas. Não era de se surpreender o que ocorrera.
Anos passaram e a caixinha onde as cartas ficavam ainda está com a menina.

No comments :

Post a Comment